Novo navegador da Microsoft vazou; saiba tudo o que esperar do Edge no Chromium
A Microsoft está otimizando o navegador Edge usando o Chromium como base e, antes mesmo do software ser anunciado oficialmente, já sabemos tudo o que podemos esperar desta versão melhorada do Edge. Confira abaixo.
Neste final de semana, a versão de testes do Edge no Chromium vazou e, com isso, muitos usuários aproveitaram para baixar o arquivo, disponível em diferentes plataformas de compartilhamento. O “novo” navegador da Microsoft oferecerá agora suporte para as extensões do Chrome, a sincronização das páginas favoritas, o modo escuro e algumas mudanças na interface do usuário (IU).
Antes de vazar, o pessoal do The Verge teve acesso exclusivo ao software de testes e publicou uma espécie de primeiras impressões do Edge no Chromium. Depois do vazamento, o canal NeoWin também colocou as mãos sobre a nova versão. Com base nestas duas análises prévias, confira abaixo o que podemos esperar do Edge para Windows.
#1 Instalação funcional
Logo que o novo Edge para Windows é instalado, aparecerá uma mensagem perguntando ao usuário se este deseja importar a seleção própria de páginas favoritas, as senhas e o histórico de navegação dos navegadores Chrome e Edge (versão antiga). Depois disso, você poderá escolher o estilo do navegador que quer utilizar.
#2 Interface do usuário
De acordo com a análise do canal, a Microsoft não reinventou a roda, apenas optou por unir alguns estilos que já vimos no navegador do Google e no próprio Edge. Assim, você pode esperar por pequenos detalhes exclusivos da equipe de designers da Microsoft, porém, muito da IU já é conhecida do Chrome e Edge.
A empresa manteve as opções de acessibilidade do navegador anterior, como a leitura da página em voz alta. Contudo, o sistema de abas separadas ainda não foi implementado, bem como a opção de suporte para a caneta Stylus. Além disso, o Modo Escuro só estará disponível em forma de teste, ou seja, ainda não é um recurso padrão do sistema.
#3 Suporte para extensões
Como já havia sido confirmado pela equipe do Edge, o navegador com base no Chromium agora oferece suporte para extensões, com uma página dedicada para tanto. A partir das configurações, também será possível usar extensões do Chrome no Edge, o que abre uma grande janela de possibilidades e melhora a experiência de uso do navegador. De acordo com os editores do The Verge, as extensões estão funcionando como se fosse no Chrome.
Contudo, não espere total suporte à sincronização das extensões e outras funções logo no início, pois isso pode demorar mais tempo para chegar, conforme descrito nas configurações do novo navegador. Assim, em um primeiro momento, será possível apenas sincronizar a pasta de favoritos. Desta forma, sincronizar recursos como configurações, histórico, extensões, abas abertas, senhas e informações de autopreenchimento ainda não é possível.
O Edge no Chromium está bem consistente
Infelizmente, não pude testar a versão do Edge no Chromium para Windows, além disso, o software para Mac ainda não está disponível. Contudo, observando a opinião dos editores do The Verge e do NeoWin, o novo Edge está bem consistente - mesmo que ainda não seja oficial.
O navegador é rápido e, mais importante, deve substituir o Chrome para Windows. Isso significa que o monopólio do Google pode estar com os dias contatos e, possivelmente, isso deverá abrir mais espaço para outros navegadores, como Opera e Firefox, pois quem abrir mão do navegador do Google pelo da Microsoft estará muito mais apto, no futuro, a querer testar outras plataformas.
Ainda não existe previsão de lançamento da nova versão do Edge construída em cima do Chromium. Porém, dado o atual estágio de desenvolvimento do navegador, é possível que vejamos a Microsoft anunciando o novo Edge nas próximas semanas. Como temos um grande update do Windows 10 agendado para abril, é possível que até o final do próximo mês você já esteja usando o Edge no lugar do Chrome.
Comentarios