Ataques a dispositivos móveis subiram 124% no março do ‘home office’; saiba como evitar


Os ataques contra dispositivos móveis mais que dobraram no último mês no Brasil. Segundo um novo levantamento da Kaspersky, entre fevereiro e março houve aumento de 124% neste tipo de golpe, especialmente no “phishing”, em que criminosos jogam iscas em sites e aplicativos de mensagens para roubar dados pessoais dos usuários.



A empresa de segurança digital credita esse crescimento às “inúmeras mensagens maliciosas circulando no WhatsApp se aproveitando da pandemia” para perpetrar golpes. Essas mensagens, explica a Kaspersky, costumam fazer a vítima efetuar download (“baixar”) em aplicativos, ou roubam dados do usuário para usá-los depois em outro ataque. “Os cibercriminosos adaptam seus golpes diariamente e mandam mensagens bastante convincentes. No mesmo dia que o governo anunciou o auxílio emergencial, por exemplo, vimos conteúdo no WhatsApp [com essa temática]. Eles se aproveitam da ansiedade da população”, diz Fabio Assolini, analista sênior de segurança da empresa no Brasil. O especialista destaca também o aumento repentino na adoção do trabalho remoto nas últimas semanas, o que teria aumentado a vulnerabilidade de empregados e empregadores. “Além das consequências diretas à vítima, um incidente pode colocar toda a infraestrutura de uma empresa em risco caso o dispositivo esteja ligado à rede corporativa – algo que é comum neste momento de pandemia e restrição domiciliar”, alerta Assolini. Para evitar ser vítima de mensagens de “phishing”, a Kaspersky recomenda:

  • suspeite sempre de links recebidos por e-mail, SMS ou WhatsApp, principalmente quando o endereço parecer estranho;

  • verifique o endereço do site para onde foi redirecionado, endereço do link e o e-mail do remetente para garantir que são genuínos;

  • verifique se a mensagem é verdadeira acessando o site oficial da empresa ou os perfis nas redes sociais; e

  • se não tiver certeza de que o site é real e seguro, não insira informações pessoais.

A empresa também indica produtos e soluções de bloqueio a invasões.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square

FALE CONOSCO

Telefone

(31) 2535-4598

(31) 97508-2004

 

Endereço:

Rua Padre Francisco Scrizzi, 60 - Palmeiras 

CEP: 30570-525 - Belo Horizonte - MG - Brasil

              HORÁRIO DE

            FUNCIONAMENTO

               Segunda à Sexta:

               De 09 às 18 horas.

   Sábado                Agendamento

   Domingo             Fechado

   Feriado                Agendamento

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

        Formas de Pagamento

Crédito/Débito/Parcelamento