UL Benchmarks lança update v2.8.6427 do 3D Mark para Windows com Nvidia DLSS
A desenvolvedora UL Benchmarks lançou uma nova versão do aplicativo de teste de desempenho de hardware, 3DMark, para Windows, atualizando o programa para a versão 2.8.6427. A principal novidade dessa atualização é a chegada de um teste do recurso de antisserrilhamento Nvidia Deep Learning Super Sampling (DLSS), que compara tanto o desempenho quanto a qualidade de imagem de gráficos 3D com e sem a ferramenta ativada.
O novo benchmark é baseado no já existente Port Royal, o primeiro teste de desempenho mainstream a trazer suporte para Ray Tracing em tempo real. A versão padrão do Port Royal utiliza Temporal Anti-Aliasing (TAA), técnica que é amplamente utilizada em jogos contemporâneos, tanto no PC quanto nos consoles.
Conforme aponta o site Guru3D, o grande problema da técnica de antisserrilhamento TAA é que ela resulta em imagens menos nítidas e na perda de detalhes. A promessa da Nvidia com o DLSS é de que é possível melhorar o desempenho dos jogos enquanto se mantém a qualidade visual.
Isso porque a empresa usa software de aprendizado de máquina para fazer upscale da imagem do jogo à partir de uma resolução menor, diminuindo a carga de trabalho da placa de vídeo.
Para usar o recurso, é necessário ter uma placa de vídeo da Nvidia que suporte DLSS. No momento, apenas modelos das linhas GeForce RTX, Quadro RTX e Titan RTX são capazes de usar o recurso – que necessita de Tensor Cores para operar.