Como deixar o SSD otimizado no Windows com o recurso TRIM



A tecnologia SSD tem se popularizado bastante ao longo do tempo para que computadores consigam iniciar o sistema e programas instalados com muito mais velocidade em comparação com um HD convencional. Apesar deste benefício, por contar com uma tecnologia diferente, alguns cuidados extras são necessários para que o SSD tenha uma vida útil prolongada.

O Windows 10, por sua vez, é um sistema que já veio preparado para os SSDs, mas ainda assim nem sempre opções importantes como o TRIM ficam ativadas por padrão. A seguir, veja para o que serve o TRIM e como ativá-lo:

O que é o TRIM?

Por ter um funcionamento diferente de um HD, os SSDs, por exemplo, não podem ser desfragmentados. Neste caso, o TRIM é um recurso do Windows que otimiza o espaço sem uso dos SSDs, fazendo a otimização do dispositivo.

O Windows 10, por ser a versão mais recente do sistema da Microsoft, em teoria já aplica este recurso aos SSDs automaticamente, mas por questões de atualização de uma versão anterior do sistema ou outros problemas com relação a drivers, ele pode estar desativado. Neste caso, é necessário aplicar uma configuração manual para reativá-lo e definir a frequência com que ele rodará.

Verificando se o TRIM está ativado e como habilitá-lo

Para verificar se o TRIM está ativado no Windows é bem simples, sendo que o comando a ser exibido abaixo funciona a partir do Windows 7. Veja:








Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square

FALE CONOSCO

Telefone

(31) 2535-4598

(31) 97508-2004

 

Endereço:

Rua Padre Francisco Scrizzi, 60 - Palmeiras 

CEP: 30570-525 - Belo Horizonte - MG - Brasil

              HORÁRIO DE

            FUNCIONAMENTO

               Segunda à Sexta:

               De 09 às 18 horas.

   Sábado                Agendamento

   Domingo             Fechado

   Feriado                Agendamento

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

        Formas de Pagamento

Crédito/Débito/Parcelamento