Quadro RTX 4000 é primeira GPU profissional intermediária da Nvidia com Turing
- Tech Planet
- 13 de nov. de 2018
- 1 min de leitura

A Nvidia apresentou sua nova placa de vídeo Quadro RTX 4000, a primeira GPU profissional intermediária com arquitetura Turing lançada pela fabricante norte-americana. Ela foi anunciada oficialmente durante o evento anual Autodesk University Conference, em Las Vegas.
O objetivo com o novo lançamento, segundo a própria Nvidia, é trazer a tecnologia de ray-tracing em tempo real para uma audiência maior de desenvolvedores, designers e artistas. Entre as áreas que a empresa tem como público-alvo estão manufatura, arquitetura, engenharia e criação de mídia.
A nova GPU possui 8GB de memória gráfica GDDR6, o que de acordo com a companhia traz 40% maior largura de banda em comparação com a Quadro P4000, da geração anterior.

Além disso, a Quadro RTX 4000 chega com 36 núcleos RT, exatamente a mesma quantidade de cores da placa gamer mainstream GeForce RTX 2070.
Para completar, ela ainda chega com 288 núcleos Tensor com 57 Teraflops de desempenho em aplicações de aprendizado profundo. Essa também é a mesma quantidade de Tensor da RTX 2070.
Além disso, a nova placa de vídeo da Nvidia possui mecanismos de codificação e decodificação de vídeo, que servem para acelerar a criação e playback para múltiplos streams de vídeos e resoluções de até 8K.
Comments