Primeira GPU em 7nm, Radeon Instinct MI60 opera apenas com Linux

A primeira placa de vídeo do mundo fabricada em processo de produção em 7nm, a Radeon Instinct MI60, não será compatível com uma grande quantidade de games – frustrando a expectativa de alguns usuários. Isso porque a GPU é compatível apenas com o sistema operacional Linux, que não oferece uma biblioteca de jogos nativos tão robusta quanto a do Windows.
Ao menos no lançamento, a AMD liberou apenas os drivers Linux x86-64 com suporte para as APIs OpenGL 4.6, Vulkan 1.0 e OpenCL 2.0. Além disso, a peça não possui sequer uma saída de vídeo para ser ligada diretamente a um monitor.

A Radeon Instinct MI60 é baseada no chip Vega 20, trazendo portanto 4.096 processadores stream, interface de memória HBM2 de 4096-bits e velocidade de clock de 1800MHz; Além disso, a GPU tem largura de banda de memória de 1TB/s e desempenho de dupla precisão (FP64) de 7,4TFLOP/s.
Conforme aponta o site TechPowerUp, a expectativa é de que a AMD ainda vá lançar uma placa de vídeo da série Radeon Pro com base no chip Vega 20, que aí sim chegaria com drivers para Windows e MacOs. No futuro, um modelo gamer fabricado em 7nm também é aguardado.