EUA bane exportações para fabricante de DRAM chinesa para barrar sua expansão



Citando a segurança nacional como justificativa, o governo dos EUA proibiu as empresas de tecnologia nacionais de realizarem exportações para a Fujian Jinhua Integrated Circuits, gigante chinesa na fabricação de memórias DRAM. O documento de banimento afirma que qualquer exportação, transferência de commodities, software ou tecnologia precisa passar por uma revisão do Departamento de Comércio, que muito provavelmente vai barrar a transação, uma vez que já é citado um "risco significativo de se envolver em atividades que são contrárias aos interesses de segurança nacional dos Estados Unidos".

Apesar de destacar a segurança nacional como principal motivo para o banimento, as motivações econômicas não chegam a ser discretas. A Fujian Jinhua está próxima de completar uma fábrica de US$ 5,7 bilhões na China que pode ampliar demais sua capacidade de produção de DRAM, o que tornaria a empresa uma competidora difícil de vencer para as companhias norte-americanas. O documento de proibição de exportações chega a citar a construção dessa fábrica, inclusive, alegando que ela só está sendo possibilitada através de tecnologias dos EUA que tem sido exportadas para lá.

Guerra comercial entre China e EUA pode tornar peças de hardware mais caras

O advogado de comércio Douglas Jacobson, entrevistado pela Reuters a respeito do assunto, foi ainda mais explícito na avaliação do viés econômico da decisão, mencionando que o uso desse tipo de banimento para proteger interesses econômicos do país é sem precedentes. Ele afirma que "isso parece ser uma expansão dramática do uso da lista de entidades para propósitos econômicos". A "lista de entidades" é o nome da lista de empresas banidas de receber exportações dos EUA.

Como o TechPowerUp bem lembra, este mais recente atrito entre China e EUA não deve ter um impacto nada positivo para os consumidores comuns, que já têm enfrentado preços extremamente elevados em memórias RAM recentemente.


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square

FALE CONOSCO

Telefone

(31) 2535-4598

(31) 97508-2004

 

Endereço:

Rua Padre Francisco Scrizzi, 60 - Palmeiras 

CEP: 30570-525 - Belo Horizonte - MG - Brasil

              HORÁRIO DE

            FUNCIONAMENTO

               Segunda à Sexta:

               De 09 às 18 horas.

   Sábado                Agendamento

   Domingo             Fechado

   Feriado                Agendamento

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

        Formas de Pagamento

Crédito/Débito/Parcelamento