Envio de placas de vídeo da Gigabyte deve cair 20% no segundo trimestre
Como efeito colateral da demanda por placas de vídeo para mineração de criptomoedas, é esperado que os envios de placas de vídeo da Gigabyte caiam cerca de 20% no segundo trimestre. De acordo com a empresa, o preço médio de venda (ASP) das placas também está caindo, cerca de 10%.
A Gigabyte teve nessa semana um encontro com investidores, onde informou que a quantidade de placas enviadas ao mercado no segundo trimestre é estimado para cerca de um milhão de unidades. No trimestre passado, o número de envios foi de 1,2 milhão. Quanto ao terceiro e quarto trimestre, a Gigabyte ainda não pode dar uma estimativa, já que é esperado que a Nvidia renove suas GPUs, o que pode mudar o mercado para a empresa.
No geral, o faturamento anual da Gigabyte com placas de vídeo em 2018 deve ser maior que o do ano anterior. Antes da demanda por placas para mineração cair de forma rápida em abril desse ano, a Gigabyte manteve um cenário lucrativo no primeiro trimestre. O lucro líquido da empresa disparou atingindo uma nova alta trimestral, sendo ainda maior do que o lucro líquido doperíodo em 2017.
Para comparação, os lucros do início de 2018 subiram 91% sequencialmente e dispararam cinco vezes em relação ao mesmo período do ano anterior, chegando no total de US$ 1,61 bilhão. Com os envios diminuindo, a Gigabyte vai se concentrar mais na promoção de placas de vídeo, disse a empresa.