Treme, YouTube: como o Instagram quer ser o novo rei do vídeo na internet



Como você procura assistir a vídeos pela internet atualmente? A resposta a essa pergunta, desde pelo menos 2006, envolve um grande nome: o YouTube. Mas o reinado do site do Google vai ganhar um concorrente de peso: o Instagram lançou nesta terça o IGTV e abriu um caminho para um duelo poderoso.

Você lembra quando seus amigos ou parentes usavam o Snapchat? E quando o Vine era popular e criava influenciadores? Pois é. O Instagram diminuiu bastante o poder das duas plataformas e agora chamou o YouTube para a briga. A nova plataforma IGTV funcionará tanto como um novo aplicativo quanto como uma opção dentro do Instagram, ao lado do ícone de Directs.

Nesta novidade, produtores de conteúdo e usuários em geral poderão criar e postar vídeos de até uma hora - bem diferente dos tempos em que o app possibilitava apenas 15 segundos de vídeos. Será possível criar canais, seguir outros usuários e muito mais. Me diz se não lembra bastante o YouTube? Então...

A rede social, é claro, não afirma que quer roubar criadores e usuários do YouTube - só diz que o novo formato faz sentido para a ideia do aplicativo.

A ideia e a razão de existir vem muito pelo que a gente já viu no Instagram. Vemos mais como uma extensão do produto. Criamos em cima de algo do Instagram que já existe, não tentando ser outro aplicativo, bater de frente com outros. É mais como um próximo passo, assim como foi com o Stories Mike Krieger.

Mike Krieger, brasileiro cofundador do Instagram

As armas do Instagram contra o YouTube A batalha, de fato, promete. O Instagram, de um lado, anunciou juntamente com a IGTV que chegou a 1 bilhão de usuários. Já o YouTube possui 1,8 bilhão de usuários mensais ativos e conta com um modelo de negócio bem definido – e extremamente bem-sucedido - ao longo dos últimos quase quinze anos. E como então o Instagram pode ameaçar esse reinado online?

O caminho pode ser na base de usuários do próprio Instagram. Atualmente, muitos influenciadores da rede social acabam criando um canal no YouTube para divulgar vídeos mais longos (o famoso "link na bio"). O diferencial dessa nova plataforma é que todos os seguidores do ex-aplicativo de fotos já automaticamente seguirão as mesmas pessoas no IGTV. Para os criadores, essa base pode ser gigante.

"Esse é o público, esses criadores, a @lelepons tem 25 milhões de seguidores. Ela vê o Instagram como sua casa. São esses influenciadores que a gente vê com sucesso no primeiro dia e nos primeiros meses. Eles já veem o Instagram como sua casa", afirma Krieger, ao tentar negar que buscará tirar criadores do YouTube.

Ele não quis falar, mas é óbvio que essa será a estratégia – fazer o consumo de vídeos passar do YouTube, que às vezes servia como uma extensão do Instagram, para o próprio app ou para o recém-lançado IGTV. Chances de sucesso existem, mas não será fácil.


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square

FALE CONOSCO

Telefone

(31) 2535-4598

(31) 97508-2004

 

Endereço:

Rua Padre Francisco Scrizzi, 60 - Palmeiras 

CEP: 30570-525 - Belo Horizonte - MG - Brasil

              HORÁRIO DE

            FUNCIONAMENTO

               Segunda à Sexta:

               De 09 às 18 horas.

   Sábado                Agendamento

   Domingo             Fechado

   Feriado                Agendamento

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

        Formas de Pagamento

Crédito/Débito/Parcelamento