Chipset Z390 pode ser apenas o Z370 rebatizado, indica rumores
Enquanto vem se aquecendo alguns rumores sobre o potencial processador Coffee Lake-S com oito núcleos, inclusive com benchmarks aparecendo na web, começa a circular uma informação não confirmada oficialmente sobre seu chipset. O Z390 vinha sendo cogitado como o novo chipset para esses processadores com mais núcleos, porém segundo rumores divulgados pelo Guru3D, o chipset Z370 já parece apto a lidar com esse octa-core, então o Z390 será, basicamente, o Z370 renomeado.
O que torna a história um tanto confusa é que a Intel mesmo já vazou especificações do Z390, inclusive material de marketing, e o vazamento mostrava algo bem mais interessante: ao invés de simplesmente rebatizar o chipset anterior, ele traria novos recursos como conexões USB 3.1 de segunda geração e a presença do Wireless AC e Bluetooth 5.0. Esses dois elementos ficam evidentes no diagrama do chipset, outro material que a própria Intel vazou:
Se for confirmado, o chipset Z390 será bem menos interessante do que inicialmente parecia, já que vai acabar se tornando apenas uma mudança na litografia dos 22nm para os 14nm. Porém isso não impede as fabricantes de agregar essas duas novas funcionalidades em suas eventuais placas-mãe com o novo chipset topo de linha, só precisarão fazer isso usando chips de terceiros que deverão ser integrados ao projeto da placa.