AMD Ryzen 3000 em 7nm pode alcançar até os 5GHz, estima executivo da Globalfoundries
A geração Zen 2 de arquitetura para os processadores que serão comercializados como Ryzen 3000 pela AMD provavelmente vai ser fabricada no processo de 7nm e isso pode significar clocks na faixa dos 5GHz. Pelo menos é isso que espera Gary Patton, CTO da Globalfoundries, fabricante de semicondutores e parceira da AMD na fabricação de alguns de seus produtos.
A AMD ainda não confirmou se vai trabalhar com a Globalfoundries para a fabricação dos chips na geração Ryzen 3000, mas Patton comentou sobre o assunto com o pessoal do AnandTech em entrevista. Segundo o executivo, o processo de 7nm vai trazer ganhos significativos para os processadores. Além de reduzir naturalmente pela metade a área necessária no chip em relação ao processo de 14nm, outras melhorias na eficiência da fabricação vão resultar, na verdade, numa redução de 2,7 vezes. Isso significa grande potencial para o aumento do número de transistores e entregar mais núcleos, ou maiores.
Sendo assim, clocks na média dos 5GHz são uma previsão realista para Patton, mas a teoria é diferente da prática e apenas quando começar a fabricação teremos mais informações de quais serão as frequência dos processadores Ryzen 3000 quando eles chegarem.