Apple será investigada pelo governo dos EUA por reduzir desempenho de iPhones



O Departamento de Justiça dos Estados Unidos e a Comissão de Valores Mobiliários norte-americana (Securities and Exchange Commision, em inglês) abriram investigação contra a Apple. O motivo seria a polêmica em torno da redução da velocidade de modelos antigos de iPhone por causa de desgastes na bateria. O objetivo dos investigadores é saber se a empresa de Cupertino teria enganado investidores ao não se pronunciar abertamente sobre a prática.

De acordo com a publicação da Bloomberg, fontes familiares ao assunto revelaram que o governo norte-americano teria requisitado informações à Apple. Os investigadores estariam em busca de manifestações públicas da Apple sobre a redução proposital da velocidade de iPhones antigos. No entanto, todo o processo estaria em estágio inicial e ainda é muito cedo para saber se as acusações terão prosseguimento.

Em meados de dezembro, postagens em redes sociais e testes de desempenho indicaram que a Apple estava diminuindo o desempenho dos iPhones para compensar o desgaste de bateria. Dias depois, a empresa confirmou a prática e alegou que introduziu a limitação no sistema para evitar desligamentos automáticos. No entanto, consumidores não gostaram nada da justificativa, que só foi dada após a explosão do escândalo, e entraram com processos coletivos contra a fabricante.

A reação negativa dos clientes fez com que a Apple pedisse desculpas publicamente e oferecesse trocas de bateria mais barataspara resolver o problema de desempenho nos iPhones. Além disso, a empresa confirmou que o iOS 11.3, atualmente em fase de teses, vai permitir que os usuários escolham entre cortar desempenho para poupar a bateria ou não. No entanto, tudo indica que a fabricante agora vai ter que se explicar para o governo e investidores.

Procuradas pelo site norte-americano, a Apple e os órgãos governamentais dos Estados Unidos se recusaram a comentar o caso. No entanto, a notícia teve impacto nas ações da companhia de Tim Cook, que caíam cerca de 1% às 17h, horário de Brasília, desta terça-feira, 30. Os últimos dias, inclusive, têm sido tensos entre os investidores devido às notícias de baixa demanda do iPhone X, principal modelo lançado em 2017.


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square

FALE CONOSCO

Telefone

(31) 2535-4598

(31) 97508-2004

 

Endereço:

Rua Padre Francisco Scrizzi, 60 - Palmeiras 

CEP: 30570-525 - Belo Horizonte - MG - Brasil

              HORÁRIO DE

            FUNCIONAMENTO

               Segunda à Sexta:

               De 09 às 18 horas.

   Sábado                Agendamento

   Domingo             Fechado

   Feriado                Agendamento

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

        Formas de Pagamento

Crédito/Débito/Parcelamento