Por que americanos estão apaixonados por esta panela de pressão elétrica



Você talvez não lide muito com panela de pressão – eu mesmo tento manter minha distância, por mais que eu goste de cozinhar – mas muito provavelmente sua família utilizou e continua a utilizar este popular utensílio doméstico nas mais diversas receitas.

Seja para fazer o clássico feijão brasileiro, uma carne de panela ou uma simples sopa em dias mais frios, a panela de pressão está sempre presente na nossa cozinha.

• Esta máquina de dobrar roupa é tão cara que eu prefiro fazer a tarefa manualmente • Uma lixeira com aspirador embutido para aposentar sua pá

Entretanto, apesar de muito popular e praticamente obrigatória nas cozinhas do nosso país, a panela de pressão nunca se popularizou nos EUA.

Apesar de existir uma série de panelas e utensílios culinários elétricos que fazem tudo que se possa imaginar – panela elétrica de arroz, panela elétrica de cozimento lento (slow cooker ou crock-pot), iogurteira elétrica, sem contar as inúmeras grelhas elétricas derivadas da popular George Foreman Grill – americanos nunca se importaram muito com a panela de pressão.

Talvez seja por terem acesso a uma vasta variedade de alimentos enlatados (é possível encontrar até carne de jacaré em lata por lá), que eliminam o processo de imersão e cozimento que muitos grãos crus (como o feijão, a lentilha e o grão de bico) necessitam para estarem aptos para o consumo.

Ou talvez seja por puro medo de acidentes – por mais seguros que alguns modelos sejam, quem é que já não teve vontade de sair correndo quando a panela começava a apitar?

Mas então por que um dos produtos mais vendidos dos EUA no ano foi passado foi uma bendita panela elétrica de pressão?

A milagrosa Instant Pot


Lançada em 2009 por Robert Wang, um cientista da computação que buscava tempo para cozinhar refeições mais saudáveis para sua família, a Instant Pot, uma panela elétrica que junta uma panela de pressão, uma panela de cozimento lento, uma panela de arroz, uma iogurteira e muitos outros utensílios em um só dispositivo, foi um dos produtos mais vendidos pela Amazon em 2017.

E ela gerou um exército de fanáticos: São milhares de resenhas positivas na página da Amazon, muitas dizendo que amam a panela e algumas até afirmando que ela é o melhor produto já inventado na história; o número de fãs presentes no grupo oficial do Facebook da panela ultrapassa os sete dígitos (até o fechamento desta matéria eram mais de 1.1 milhão de usuários).

Mas panelas de pressão, incluindo as elétricas, não são novas no mercado de utensílios domésticos. Até mesmo as simplificadas funções das slow cookers, que permitem preparar banquetes com o apertar de um botão, não são novidades. Então, o que faz da Instant Pot tão popular e desejada? A princípio, segurança.

Wang, o criador da Instant Pot, afirma ao New York Times que o sucesso da panela vem de uma série de sensores que a impossibilitam de superaquecer ou explodir sob pressão. Melissa Clark, autora e colunista gastronômica da mesma publicação, concorda. “Ela é projetada com série de funções de segurança auto reguláveis, incluindo sensores que regulam a temperatura e quantidade de pressão na unidade”, explica a colunista.

Porém, não foi apenas um punhado de sensores que deu fama a Instant Pot. “Sem a Amazon, nós não estaríamos aqui”, disse Wang.


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square

FALE CONOSCO

Telefone

(31) 2535-4598

(31) 97508-2004

 

Endereço:

Rua Padre Francisco Scrizzi, 60 - Palmeiras 

CEP: 30570-525 - Belo Horizonte - MG - Brasil

              HORÁRIO DE

            FUNCIONAMENTO

               Segunda à Sexta:

               De 09 às 18 horas.

   Sábado                Agendamento

   Domingo             Fechado

   Feriado                Agendamento

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

        Formas de Pagamento

Crédito/Débito/Parcelamento