TSE fecha acordo de cooperação em TI com a Sociedade Brasileira de Computação
O Tribunal Superior Eleitoral e a Sociedade Brasileira de Computação firmaram um termo de cooperação para “estabelecer meios de integração, pesquisa e aprimoramento da computação” na Corte eleitoral. O movimento, que em parte sugere a busca do TSE por aval científico sobre a segurança do sistema eletrônico de votação, pode na prática ir além da urna eletrônica.
“Não tem uma especificação concreta. É um termo abrangente de colaboração, que permite ajudar em questões internas da informática deles”, resume o presidente da SBC, Lisandro Granville. “A gente espera que o acordo permita intensificar essa colaboração e atuar concretamente”, completa.
O presidente do TSE, Gilmar Mendes, associa a parceria à segurança do sistema eleitoral. “Precisamos passar para a sociedade que o sistema funciona, que é seguro, e nada mais importante que a assessoria e a crítica de um corpo científico como a Sociedade Brasileira de Computação.”
Paralelamente, o TSE já começou os procedimentos para realizar novos testes de segurança na urna eletrônica. As pré-inscrições aprovadas, cujo prazo terminou no domingo, 10/9, serão divulgadas na próxima quinta, 14/9. A ideia do Tribunal é realizar os testes entre 28 e 30 de novembro.
Lisandro Granville