O Google está lançando mensagens RCS sem esperar pelas operadoras - eis o que isso significa


Quase dois anos depois de mostrar o primeiro vislumbre de seus Serviços de Comunicação Rica (RCS) , o Google está lançando o site sem esperar pelo suporte da operadora. The Vergeinformou hoje que The Verge informou hoje que os usuários do Android no Reino Unido e na França poderão usar o RCS até o final deste mês .

Mas como isso vai mudar sua vida? Primeiro, uma introdução ao RCS.


Pense no RCS como SMS em esteróides. Ele permite que você envie textos grandes sem qualquer limite de caracteres, crie grupos, envie conteúdo e compartilhe a localização ao vivo. Em suma, é a tentativa do Google de fazer um rival do iMessage para o Android.

Para a implementação da norma, a GSM Association , uma entidade governamental de redes móveis em todo o mundo, criou um perfil universal que ajuda a definir regras para habilitar o RCS para os consumidores. Um total de 55 redes, 11 fabricantes de telefones e dois provedores de sistemas operacionais concordaram com os protocolos descritos no perfil universal para suportar o RCS.



Como o perfil universal é interoperável, qualquer uma das partes (operadoras, OEMs ou provedores de sistema operacional) pode habilitar os serviços RCS. Mas as operadoras de todo o mundo têm preguiça de implementá-lo. Agora, o Google está levando o assunto em suas próprias mãos para implementá-lo no Reino Unido e na França.


Como The Verge observa, os usuários desses países verão um prompt para atualizar para o RCS Chat quando abrirem o aplicativo de mensagens padrão do Android. Um rótulo "Chat" aparecerá no aplicativo quando você estiver se comunicando com alguém que também esteja usando o RCS; se não, o aplicativo recorrerá aos padrões SMS.


Vantagens do RCS


Limite de caracteres mais longo que o SMS (quase ilimitado)Conversa em grupoCompartilhamento de conteúdoCompartilhamento de geolocalizaçãoChamadas de vídeo e voz baseadas em IPLista negra baseada em rede


Desvantagens do RCS


Nenhuma criptografia de ponta a pontaNenhuma sincronização entre dispositivosDisponibilidade e suporte limitadosNenhum banco de dados central

Se você optar por usar o RCS, observe que o serviço não oferece suporte à criptografia de ponta a ponta. Isso significa que seu provedor de serviços (Google ou operadora) ou o governo podem ler suas mensagens sem qualquer permissão especial.

No entanto, Sanaz Ahari, diretor de gerenciamento de produtos para mensagens Android no Google, disse ao The Verge que a equipe está trabalhando para resolver esse problema. 

Acreditamos fundamentalmente que a comunicação, especialmente as mensagens, é altamente pessoal e os usuários têm o direito à privacidade para suas comunicações. E estamos totalmente comprometidos em encontrar uma solução para nossos usuários.

Além disso, não há banco de dados central para mensagens RCS, portanto, se você alternar os dispositivos, seu bate-papo não será sincronizado.

O Google espera poder resolver esses problemas junto com outros parceiros do RCS. O novo lançamento não substituirá o SMS de qualquer forma, mas é pelo menos um começo para a história do RCS.

0 visualização

FALE CONOSCO

Telefone

(31) 3016-6580

(31) 97508-2004

 

Endereço:

Rua Padre Francisco Scrizzi, 60 - Palmeiras 

CEP: 30570-525 - Belo Horizonte - MG - Brasil

              HORÁRIO DE

            FUNCIONAMENTO

               Segunda à Sexta:

               De 09 às 18 horas.

   Sábado                Agendamento

   Domingo             Fechado

   Feriado                Agendamento

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

        Formas de Pagamento

Crédito/Débito/Parcelamento