O chipset Kirin 990 5G da Huawei promete melhor desempenho de dados, bateria e câmera




Conforme os fabricantes do Android, a Huawei é um pouco estranha, pois produz seu próprio silício, em vez de cultivá-lo para terceiros como Qualcomm ou MediaTek. O último deles é o Kirin 990 5G de oitava geração, que fornecerá energia aos próximos aparelhos da empresa.



Em um briefing durante a conferência de tecnologia da IFA em Berlim , a TNW deu uma olhada mais de perto na plataforma mais recente da Huawei, o que representa uma mudança significativa em relação à versão anterior. A duração da bateria, bem como o desempenho de dados, vídeo e câmera, apresentam atualizações importantes.

Talvez a coisa mais importante a ser observada sobre o chipset Kirin 990 5G seja que ele incorpora a plataforma e o modem 5G no mesmo dado. Essa é uma grande divergência dos atuais aparelhos habilitados para 5G, que normalmente os incluem como componentes separados. A Huawei diz que o Kirin 990 5G é 36% menor do que usar os dois componentes separadamente.


O Kirin 990 5G usa um processo de litografia EUV de 7 nm Plus e inclui mais de 10,3 bilhões de transistores. Isso, além de vários aprimoramentos de IA, significa que o chipset é relativamente eficiente em termos de energia. Um representante da empresa diz que isso equivale ao consumo de energia a uma plataforma contemporânea habilitada para 4G. Isso é bastante impressionante, dada a maturidade da tecnologia 4G.


Os usuários finais, no entanto, são mais propensos a perceber os benefícios de desempenho ao usar tarefas com muitos dados. A plataforma usa o aprendizado de máquina para estimar qual canal usar ao transmitir e receber mais de 5G.


Além disso, quando um dispositivo tem um sinal 5G fraco, ele usa o modem 4G separado em tandem, permitindo duplexar efetivamente os dois.

Isso, segundo a Huawei, resulta em desempenho 5,8 vezes mais rápido que seus rivais quando em condições adversas.


Mesmo antes do P20 Pro, a Huawei incorporou a IA à sua linha de silício. O Kirin 990 5G não é uma exceção, e a empresa aprendeu com os modelos anteriores a introduzir vários aprimoramentos de desempenho e recursos.


O chipset mais recente agora oferece suporte nativo a 90% das tecnologias de rede neural mais comuns. As tarefas de IA e ML são executadas 4,76 vezes mais rápido que o Kirin 970, apresentado no formidável Huawei P20 Pro e Honor 10. Eles também são menos exigentes em termos de duração da bateria. Casos de uso simples de IA, como reconhecer rostos em uma foto, usam 24 vezes menos energia.


A Huawei estava ansiosa para contrastar o Kirin 990 5G com seu rival imediato, o Qualcomm Snapdragon 855, que apresenta dispositivos como o OPPO Reno e o OnePlus 7 . Segundo a empresa, oferece desempenho single-core 10% mais rápido, enquanto tarefas multi-core são executadas nove% mais rapidamente.


Obviamente, esses são números que não verificamos independentemente, portanto, tenha isso em mente. A prova, como sempre, está no pudim.


Da mesma forma, a GPU do Kirin 990 5G recebeu alguma atenção. O número de núcleos de GPU aumentou de 10 para 16, o que, segundo a Huawei, resultará em 6% de desempenho aprimorado ao usar aplicativos graficamente intensivos, além de 20% de duração da bateria. Isso é um pouco mais, dado o atual renascimento nos jogos Android, graças a títulos como Fortnite e PUBG mobile.


É claro que os telefones da Huawei são conhecidos por suas proezas na câmera . Parte disso deriva do fato de a câmera ajustar automaticamente suas configurações com base no contexto. Os carros-chefe da empresa, por exemplo, podem identificar quando você está tirando uma foto de um cachorro e levar isso em consideração.

O Kirin 990 5G oferece uma melhoria adicional nas versões anteriores. Ele inclui um novo ISP (Processador de sinal de imagem), que oferece uma redução no ruído da câmera de 30%, o que produzirá imagens mais nítidas com detalhes mais refinados. O ruído do vídeo também foi reduzido em 20%.


Você pode esperar ver o Kirin 990 5G aparecer no próximo Huawei Mate 30 Pro, que será apresentado ainda este mês em um evento em Munique. Há rumores de que também aparece em uma versão reformulada do telefone dobrável Huawei Mate X - embora isso ainda não tenha sido formalmente confirmado.

1 visualização

FALE CONOSCO

Telefone

(31) 3016-6580

(31) 97508-2004

 

Endereço:

Rua Padre Francisco Scrizzi, 60 - Palmeiras 

CEP: 30570-525 - Belo Horizonte - MG - Brasil

              HORÁRIO DE

            FUNCIONAMENTO

               Segunda à Sexta:

               De 09 às 18 horas.

   Sábado                Agendamento

   Domingo             Fechado

   Feriado                Agendamento

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

        Formas de Pagamento

Crédito/Débito/Parcelamento