Mozilla testa modo de VPN no Firefox

Será que um dia funções de VPN serão recursos triviais de qualquer navegador? O Opera já conta com um modo do tipo e, em breve, o Firefox poderá seguir pelo mesmo caminho: a Mozilla está testando uma ferramenta de VPN em seu browser.




Por enquanto, o Firefox Private Network, como a novidade foi batizada, está disponível apenas como extensão na versão beta para desktops do navegador. Além disso, a funcionalidade só pode ser avaliada por usuários baseados nos Estados Unidos.


Um detalhe curioso é que o modo de VPN marca a volta do Firefox Test Pilot, programa que permite que usuários tenham acesso a recursos experimentais do navegador. Apesar de ter tido bastante aceitação, o programa havia sido descontinuado pela Mozilla no início do ano.

Agora, o Firefox Test Pilot retorna focado em privacidade e segurança. Faz sentido que o modo de VPN tenha sido escolhido para esta “reestreia”, portanto.


Pelo menos no atual estágio, o Firefox Private Network tem apenas duas finalidades principais: proteger a conexão do usuário para impedir que dados como senhas e número de cartão de crédito sejam interceptados; limitar as ações de rastreamento de anúncios e coleta de dados de navegação, afinal, a VPN “camufla” o IP da conexão do usuário.


Assim como acontece com qualquer ferramenta do tipo, a Mozilla destaca que a função em teste vai ser útil para proteger os dados do usuário quando ele estiver usando redes Wi-Fi públicas, por exemplo.



Em contrapartida, o Firefox Private Network não permite que o usuário escolha servidores regionais para acessar serviços que sofrem com restrição geográfica, pelo menos não na atual fase. Por ora, a ferramenta exibe um botão no navegador que apenas ativa e desativa o modo — talvez seja por isso que a Mozilla evitou usar o nome VPN no projeto.


Se e quando a nova função vai chegar às versões estáveis do Firefox? Ainda não sabemos. Mas a Mozilla parece determinada a disponibilizar um modo de VPN para o navegador.


Primeiro porque a organização fechou um acordo com a ProtonVPN no ano passado para disponibilizar um recurso do tipo a alguns usuários nos Estados Unidos pelo valor de US$ 10 por mês. Além disso, a Mozilla vem trabalhando em uma versão premium (paga) do Firefox que pode ter VPN entre seus atrativos.

1 visualização

FALE CONOSCO

Telefone

(31) 3016-6580

(31) 97508-2004

 

Endereço:

Rua Padre Francisco Scrizzi, 60 - Palmeiras 

CEP: 30570-525 - Belo Horizonte - MG - Brasil

              HORÁRIO DE

            FUNCIONAMENTO

               Segunda à Sexta:

               De 09 às 18 horas.

   Sábado                Agendamento

   Domingo             Fechado

   Feriado                Agendamento

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

        Formas de Pagamento

Crédito/Débito/Parcelamento