Cartões SD ficarão quatro vezes mais rápidos com novas especificações


As resoluções de imagem de fotos e vídeos e os tamanhos de arquivo estão cada vez maiores. Por isso, o armazenamento tem que correr atrás, especialmente o armazenamento removível. Com as novas especificações SD 8.0 da SD Association, os cartões de memória vão ficar ainda mais rápidos.


Em um comunicado divulgado na terça-feira (19), a associação anunciou que as velocidades de transferência dos cartões SD Express agora estão perto de superar quatro gigabytes por segundo (3940 MBps para ser exato) graças ao novo suporte ao PCIe 4.0. Isso é cerca de quatro vezes a velocidade de um cartão SD Express atual (985 MBps) e um salto enorme em relação aos cartões SD UHS-III mais rápidos da atualidade (624 MBps).


No entanto, esse número de ponta para novos cartões SD Express exigirá um leitor de cartão compatível com duas faixas PCIe 4. Caso isso não seja possível a velocidade de transferência será reduzida para cerca de 2 GBps (1920 MBps) ao usar o PCIe 3. Mesmo assim, ainda é duas vezes a velocidade dos cartões mais rápidos de hoje. Além disso, a SD Association afirma que o SD Express estará disponível em vários tamanhos de cartão, incluindo SDHC, SDXC e SDUC.



Aqui está o layout dos pinos dos novos cartões SD Express que suportam as especificações SD 8.0. Ilustração: SD Association


Para atingir estas velocidades, os novos cartões SD Express contam com novo layout de pinos na parte de trás, que pode utilizar faixas PCIe 4 únicas ou duplas. Mas talvez o mais importante seja que, como nas versões anteriores, os cartões SD 8.0 também serão compatíveis com os leitores de cartões mais antigos. Obviamente, você não terá as velocidades de transferência listadas.


Isso é importante porque, com o aumento de TVs, telefones e câmeras 4K e 8K, que podem capturar fotos e vídeos em resoluções e taxas de bits mais altas do que nunca, está se tornando cada vez mais importante ter armazenamento removível com capacidade e velocidade suficientes armazenar adequadamente todos esses dados.




O mesmo vale para aparelhos como o Nintendo Switch, que pode aumentar seus fracos 32GB de armazenamento interno com um cartão microSD separado. Ao aumentar as velocidades de transferência, o novo SD 8.0 pode abrir caminho para tempos de carregamento mais rápidos em futuros consoles de jogos que suportam armazenamento externo.


Mesmo agora, se você não tiver o cartão certo para sua câmera, ela poderá não permitir a gravação de vídeos com a qualidade de imagem desejada, o que significa que é essencial prestar atenção às especificações listadas no cartão SD.


Infelizmente, embora a SD Association tenha anunciado oficialmente o SD Spec 8.0 nesta terça (19), os cartões que realmente suportam o novo padrão devem demorar para chegar. Eles só devem estar nas lojas provavelmente no final de 2020, no mínimo, pois levará algum tempo para os fabricantes como Samsung, Sony e outros implementarem os novos padrões.

0 visualização

FALE CONOSCO

Telefone

(31) 3016-6580

(31) 97508-2004

 

Endereço:

Rua Padre Francisco Scrizzi, 60 - Palmeiras 

CEP: 30570-525 - Belo Horizonte - MG - Brasil

              HORÁRIO DE

            FUNCIONAMENTO

               Segunda à Sexta:

               De 09 às 18 horas.

   Sábado                Agendamento

   Domingo             Fechado

   Feriado                Agendamento

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

        Formas de Pagamento

Crédito/Débito/Parcelamento