Linux: como recuperar os arquivos de um computador com o Windows que não inicia


LINUX É O SISTEMA QUE VAI TE SALVAR


Antes de fazer qualquer alteração no sistema operacional ou no hardware de seu computador, é sempre recomendável fazer um backup dos principais arquivos para que eles não sejam perdidos em casos de acidentes. Infelizmente, nem sempre é possível fazer esta tarefa, mas não há motivo para desespero, já que eles ainda podem ser recuperados em situações deste tipo.

Para isto, uma das soluções mais práticas e eficazes consiste em utilizar o Linux para acessar o seu HD e salvar os arquivos que estão contidos nele. A seguir, veja como utilizar uma distribuição do Linux para salvar os arquivos de um computador que não está conseguindo inicializar o Windows:

Antes de prosseguir, é preciso explicar que a forma que será exibida abaixo não fará a instalação do Linux no computador. Assim, o Linux será rodado direto a partir de um pen-drive e, após salvar os seus arquivos, você poderá prosseguir para formatar o computador e reinstalar o Windows nele.

Além destas ressalvas, também é preciso dizer os itens necessários para realizar esta tarefa:

  • Pendrive com 4GB ou mais de espaço para armazenamento para a distribuição Linux. Alternativamente, você pode usar um DVD-R, caso possua um gravador de DVD para gravar a imagem ISO;

  • Um segundo pendrive ou HD externo para o backup dos arquivos.

Preparando o pendrive ou DVD-R

Para preparar um pendrive, a forma mais fácil é ter o acesso a uma máquina que esteja funcionando com o Windows instalado. Para este tutorial, a distribuição escolhida foi o Linux MInt com o ambiente gráfico do XFCE. Veja como é feito o processo:

  1. Acesse o site do Linux Mint por este link e realize o seu download. Caso esteja em dúvida sobre o seu processador, baixe a versão 32-bit;​


2 - Feito o download da distribuição, é necessário baixar uma ferramenta extra para colocá-la em um pendrive. O Rufus é um dos programas mais recomendados para isto, então, realize o download dele por este link. Ao fim do download, execute-o. O programa não requer instalação;


Em “Dispostivo”, escolha a unidade de pendrive que está na máquina. Agora, clique em “Selecionar” e escolha o arquivo ISO do Linux Mint que você baixou. Por fim, clique em “Iniciar”.


O processo para passar a imagem ISO para um pendrive varia de acordo com a velocidade de seu dispositivo. Uma vez que o processo está feito, você pode prosseguir para o computador que tem os arquivos a serem salvos.

Recuperando os arquivos com o Linux

Antes de começar a recuperar os arquivos da máquina, primeiro é necessário fazer com que o computador inicie pelo Pendrive. Para isto, é necessário realizar uma alteração em sua BIOS. Veja:



  1. Coloque o pendrive no computador e inicie-o apertando a tecla F2 repetidamente para entrar na BIOS. Dependendo da fabricante de sua placa mãe, a tecla usada e a própria BIOS pode ter uma aparência diferente do que está ilustrado abaixo;

  2. Em General, entre em “Boot Sequence” e coloque o “USB Device” como o primeiro item da lista. Nesta parte, geralmente são utilizados os botões de “Page Up/Down”. Em BIOS mais recentes, você deve estar apto a utilizar o mouse;

  3. Saia da BIOS e salve as alterações caso solicitado.

  4. Conecte o pendrive ou HD externo que receberá o backup ao computador;

  5. Na “Área de trabalho”, dê um clique duplo em “Home”;

Já em “Devices”, escolha o item que mostra o tamanho do HD que está instalado em seu computador;


  1. Neste momento, você já deve ver os arquivos que estavam em seu computador, que estão prontos para serem copiados ao pendrive.

Como um exemplo para esta matéria, será exibido o processo para recuperar os documentos que ficam na pasta “Meus documentos” do Windows, uma vez que estes arquivos ficam um pouco mais escondidos. Veja:


  1. Ainda na tela do passo anterior, dê um clique duplo em “Users”;

Procure pelo seu nome de usuário do Windows e dê um clique duplo em sua pasta;


Você agora verá as pastas “Desktop”, que é da “Área de trabalho”, a “Documents”, “Meus Documentos” e a “Downloads”, que é onde ficam os seus principais arquivos;


Agora, basta selecionar o que deseja, dar um clique duplo com o botão direito do mouse neles e usar a opção “Send to” escolhendo o pendrive ou o HD externo que receberá o backup.


Pronto! Agora, tudo o que você precisa fazer é reinstalar o Windows e, então, copiar os seus arquivos de volta para ele, uma vez que o Linux não mudará o formato de partição utilizado pelo pendrive.


0 visualização

FALE CONOSCO

Telefone

(31) 3016-6580

(31) 97508-2004

 

Endereço:

Rua Padre Francisco Scrizzi, 60 - Palmeiras 

CEP: 30570-525 - Belo Horizonte - MG - Brasil

              HORÁRIO DE

            FUNCIONAMENTO

               Segunda à Sexta:

               De 09 às 18 horas.

   Sábado                Agendamento

   Domingo             Fechado

   Feriado                Agendamento

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

        Formas de Pagamento

Crédito/Débito/Parcelamento