Celulares velhos e tecnologia do Google estão ajudando a combater desmatamento no Brasil


Uma ONG de San Francisco, nos Estados Unidos, está usando uma mistura fascinante de aprendizado de máquina e tecnologia de painel solar para ajudar a combater o desmatamento no Brasil. A Rainforest Connection, liderada pelo fundador e CEO Topher White, cria dispositivos chamados Guardians que ouvem a floresta tropical e enviam alertas em tempo real para combater a exploração florestal ilegal.

• Este app que identifica flora e fauna quer ser o Pokémon GO da vida real • O Google está ajudando o governo dos EUA a usar inteligência artificial para drones

A startup de White posiciona sensores no dossel florestal da Floresta Amazônica no Pará. Os dispositivos são alimentados por painéis solares e construídos usando celulares descartados. Os sensores “Guardians” registram a própria floresta e os sons do desmatamento — como tiros, caminhões madeireiros e motosserras. Usando aprendizado de máquina da API do TensorFlow e “monitoramento bioacústico”, White analisa os ruídos registrados pelos sensores, seleciona esses sons e aponta a localização enviada pelo dispositivo Guardian.



Um celular Android é transformado em um dispositivo de monitoramento acústico alimentado por energia solar. Seu objetivo é ouvir o som de desmatadores numa região. Imagem: Divulgação

O Google publicou um vídeo de White usando os dispositivos na comunidade indígena Tembé, que luta para reconquistar sua terra dos madeireiros que derrubam as árvores, queimam campos e promovem a caça de animais.


0 visualização

FALE CONOSCO

Telefone

(31) 3016-6580

(31) 97508-2004

 

Endereço:

Rua Padre Francisco Scrizzi, 60 - Palmeiras 

CEP: 30570-525 - Belo Horizonte - MG - Brasil

              HORÁRIO DE

            FUNCIONAMENTO

               Segunda à Sexta:

               De 09 às 18 horas.

   Sábado                Agendamento

   Domingo             Fechado

   Feriado                Agendamento

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

        Formas de Pagamento

Crédito/Débito/Parcelamento